quinta-feira, 11 de novembro de 2010

1968

Ano Internacional dos Direitos Humanos decretado pelas Nações Unidas

O ano de 1968 é conhecido como "O ano que não terminou", e entrou para a história como um ano extremamente movimentado e cheio de acontecimentos importantes, como o assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy, a Guerra do Vietnã, além de inúmeras manifestações, sobretudo estudantis, contra a Guerra do Vietnã e contra os regimes autoritários vigentes em diversos países do mundo, sobretudo na América Latina. No Brasil, o ano foi marcado pela instituição do AI-5 pelo então Presidente Costa e Silva.


Dezembro

  • 13 de Dezembro - O Presidente Costa e Silva decreta o AI-5 - Ato Institucional número 5, dando início ao período mais fechado e violento da ditadura militar no Brasil iniciada em 31 de Março de 1964. O ato, que durou dez anos, foi motivado pela recusa do Congresso Nacional em condenar o deputado Márcio Moreira Alves pelo discurso de setembro, que afrontou a ditadura.
  • 25 de dezembro - No Natal foi transmitido o primeiro espetáculo acústico da história , apresentando Elvis Presley.

    Eventos

    • Lançamento do disco "Tom Zé", de Tom Zé. Com a música "Namorinho de Portão"
    • Lançamento do "Álbum branco (White album)" dos Beatles, no dia 22 de setembro. Dividido em duas partes, algo incomum naquela época, trazia músicas como "Back in the U.S.S.R.", "Dear Prudence", "blackbird" e "Helter Skelter".
    • Lançado 2 álbuns dos Bee Gees de sucessos, Horizontal com Massachusetts e And Tha Sun Will Shine e Idea com [[ I Started A Joke e When The Swallows Fly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário